Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada

CONFASUBRA
o XXIV Congresso Nacional da Federação de Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituções Federais de Ensino Superior Públicas do Brasil (CONFASUBRA) será realizado entre os dias 17 e 21 de Maio, em Brasília. O evento reunirá mais de mil delegados e delegadas sindicais para discutir a conjuntura nacional e internacional, construir um plano de lutas para a Categoria e eleger uma nova diretoria e conselho fiscal.
O que é o CONFASUBRA?
O Congresso Nacional da Federação de Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituções Federais de Ensino Superior Públicas do Brasil é a instância máxima de deliberação da FASUBRA e deve ser realizado a cada três anos.

Quais os objetivos do CONFASUBRA?
Deliberar sobre todo e qualquer assunto constante na pauta e eleger a direção nacional e o conselho fiscal.
A pauta para este ano já foi definida.
● Conjuntura nacional e internacional;
● Alteração estatutária;
● Ataques a categoria: HUs, carreira, aposentados;
● Democracia nas IFE;
● Plano de lutas;
● Eleição da DN e CF.
Como participar do Congresso?
É obrigatório ser filiado/a ao SINDIFES para ser delegado/a.
Podendo ser delegado/a é obrigatório integrar umas das Chapas que inscreveram tese para o CONFASUBRA.
Aposentados/as também podem participar das Assembleias de Eleição. A filiação é obrigatória apenas para aposentados/as que desejam integrar uma Chapa.
Quem pode votar?
Todos os Técnico-Administrativos em Educação, independente de serem filiados/as, podem participar das Assembleias Sindicais Gerais e votar nas chapas inscritas.
Como são formadas as chapas?
Conforme o regimento do CONFASUBRA cada chapa deverá ser composta por, no mínimo, 20% da delegação titular a que a base terá direito de eleger, conforme lista de presença e o número máximo a que cada entidade de base tem direito. O número máximo de integrantes das chapas será do conjunto de titulares acrescido de até 50% de suplentes.
A chapa, para ter direito a eleger delegadas e delegados, deve ter um mínimo de 10% de votos válidos na eleição, se houver duas chapas e, 5% em caso de mais de duas chapas.
Qual o rito desta Assembleia?
A Assembleia pode iniciar uma hora antes do início previsto com a abertura das listas de assinatura. A primeira chamada é feita no horário marcado pelo edital e a segunda chamada uma hora depois.
Durante toda a Assembleia e até o início do regime de votação, os participantes podem assinar a lista. A pauta deve ter os informes locais e nacional, a apresentação de teses e a eleição de delegados.



















