O SINDIFES convoca os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, UFVJM, CEFET-MG E IFMG para participarem do Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, nesta quarta-feira, 1º de maio, às 9h na Praça Afonso Arinos, em Belo Horizonte, ao lado da Faculdade de Direito da UFMG. O Ato faz parte das atividades da greve e terá como objetivo reforçar a luta unificada da Classe Trabalhadora e pela pauta específica dos Técnico-Administrativos em Educação.
A manifestação, convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais Centrais e Entidades Sindicais, tem como mote central a mobilização “Por um Brasil mais Justo”, pautando a defesa do Serviço Público contra o projeto privatista de Romeu Zema. Na A manifestação inclui também a luta por emprego decente, correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.
A base do SINDIFES levará as bandeiras de luta por Reestruturação da Carreira, Recomposição Salarial e melhores condições de trabalho, além de mais investimentos na Educação e Saúde Pública.
O 1º de Maio foi instituído como o Dia Internacional dos Trabalhadores, em 1889, pela Segunda Internacional, ou Internacional Socialista, que foi uma organização dos partidos socialistas e operários criada no mesmo ano por iniciativa de Friedrich Engels. A data foi escolhida para homenagear os mártires de Chicago, trabalhadores que foram assassinados em 1886 por participar de uma grande greve ocorrida em várias cidades estadunidenses, que reuniu 350 mil trabalhadores de cerca de 5 mil empresas na luta pela redução da jornada de trabalho.
Em 2024, o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora completa 100 anos de existência como feriado nacional no Brasil. O 1º de Maio é a única data não religiosa com abrangência global, sendo celebrado em mais de 150 países.
Com informações da CUT-MG – Rogério Hilário